Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Toca do Coelho

A mascar o pensamento à sombra calma da luz irrequieta.

Toca do Coelho

A mascar o pensamento à sombra calma da luz irrequieta.

02/01/16

O Tabagismo Ultrapassa-Me

Ora viva! É possível retirar do título que fumar, esta actividade tão abundantemente praticada em todo o mundo, me faz uma confusão de todo o tamanho, a sua compreensão não cabe definitivamente na minha cabeça, é como tentar encaixar uma esfera numa forma triangular. 

Cada um sabe de si, é um facto, mas a grande questão é: vale mesmo o esforço? Sempre que um fumador acende um cigarro, para além de me afastar um pouco da pessoa por me sentir no total direito de não ser fumador passivo, diversas perguntas surgem na mente deste que vos escreve. Se os prezados leitores tiverem a amabilidade de me responder, eu agradeço imenso. O tema aqui abordado é particularmente interessante porque cada fumador tem o seu ponto de vista.

 

1) A ideia de apanhar cancro não assusta de morte?

2) As imagens horripilantes impressas nos massos não dão arrepios, não dão que pensar sobre a situação ali exposta?

3) Saber mal não devia ser uma razão para largar o tabaco? Caso não, então não se devia negar nada no que diz respeito à comida. 

 

O gosto pelo tabaco é especialmente intrigante devido à sua composição. Toda a gente sabe que bem não faz nenhum, aquilo até alcatrão tem! Mas muitos fumadores continuam a consumi-lo e a inalar aquelas substâncias, tendo noção delas. Isto alimenta o vício da nicotina, provocando estragos que se vão acentuando ao longo dos anos.

Agora de novo uma pergunta à ganância - aquilo que se pretende na vida é vivê-la com qualidade, certo? Ter comida, água potável, higiene, habitação, saúde decentes e sonhos concretizados. Então por que se há-de cortar numa destas coisas se vamos passar um mau bocado?

Foi-me constado por uma fumadora que é relaxante, no entanto, em contradição, momentos depois surte o mesmo efeito que a cafeína. Existe tanta informação hoje em dia, uns minutos de meditação fazem milagres, eu que o diga!

Não estou seguro de que são mais intensos que um cigarro, visto que não tenho meio de comparação, porém, ao menos os meus pulmões ficam intactos.

Caros leitores, somos diariamente massacrados com desgraça e todos nós temos preocupações individuais, creio que não é necessário acrescentarmos outra. 

Sorte a minha a maior parte das pessoas à minha volta não serem fumadoras. O meu pai deixou de o fazer quando eu era pequeno porque sempre que me queria dar um beijinho, eu afastava-me e fazia cara feia por causa do hálito. Outro indivíduo parou devido a um susto cardíaco. Felizmente, foi apenas um susto. 

Há somente duas senhoras que se recusam veemente a divociar-se da adição, a tal que a considera relaxante e uma senhora que exasperada, declarou o seguinte quando a interceptei para falar de um assunto que em nada estava relacionado com o tabaco - eh, puto, deixa-me da mão, eu gosto de fumar! Ponto! Posto isto, deixei de tentar convencer as pessoas oralmente. Contudo, voltei à carga hoje pelo meio escrito e virtual numa demanda de consciencialização.

Prezados leitores, não existe de certeza absoluta algo melhor que a qualidade de vida. Mas claro, cada um sabe de si. 

PS: Deixo um vídeo sobre a meditação para os interessados.

 

 

2 comentários

tagarela mais

Mais sobre mim

imagem de perfil

Estatísticas Detalhadas

UA-77383280-1

Arca

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Subscrever por correio electrónico

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.