Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Toca do Coelho

Um espaço para o meu apetite omnívoro.

Toca do Coelho

Um espaço para o meu apetite omnívoro.

23.Out.15

Literatura nas Escolas

Este tema intriga-me desde que a maturidade desenvolveu o meu espírito crítico. A literatura, a bela arte que tem tantas letras como uma praia tem grãos de areia, está a ser lentamente comida pelas marés da lógica.

Sendo a minha arte preferida, para mim estamos a abordar algo que merece grande atenção. Presentemente o Ensino analisa um texto literário como se fosse um problema matemático. Interpretam-se as palavras como uma receita de ingredientes para a solução e depois as mesmas são depositadas nos cérebros dos estudantes. Ora, isto não é maneira olhar a arte!

Ler um poema, por exemplo, é não só lê-lo para o descodificar segundo a perspectiva do leitor, mas é também alimentar o seu espírito crítico e imaginação. É natural que muitos jovens não apreciem literatura, pois esta é-lhes reflectida no espelho errado, a literatura sendo uma arte deve ser tratada como tal - tem que se respeitar o livre-arbítrio do abstraccionismo como se contemplássemos um quadro cheio de cores aleatórias. 

Pronto, está bem, eu entendo que para plantar temos de perceber do terreno, mas uma vez as noções dadas, toca a saborear o verdadeiro gosto da arte. 

3 comentários

Comentar post