Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Toca do Coelho

A mascar o pensamento à sombra calma da luz irrequieta.

Toca do Coelho

A mascar o pensamento à sombra calma da luz irrequieta.

08/10/15

Emagrecer a Comer Chocolate

Nos dias decorrentes, o acesso à informação é mais abundante e facilitado que nunca. Por um lado, tal é um problema, pois com tanta oferta, é difícil distinguir o que é verdadeiro e o que é inventado por uma questão de brincadeira de mau gosto, de maldade ou de ganância.

Hoje em dia alguns média são capazes de criar artigos falsos só para conseguirem vender. Cristiano Ronaldo, por exemplo, repreendeu o Correio da Manhã por ter difundido um artigo enganoso sobre a sua pessoa. Este foi um caso, mas quantos não haverá? 

Dois alemães, Peter e Diana (lamento, mas não percebi os apelidos), cansaram-se dos engodos constantemente publicados e decidiram fazer uma experiência social, a qual era precisamente escrever um artigo com informação puramente falsa. A técnica atrás da manipulação da credibilidade é o uso de termos científcos, por isso, com este conhecimento em mente, os alemães deram início ao projecto sobre como perder peso a comer chocolate. 

Criaram uma entidade falsa de nome John/Jon (lamento, mas o apelido desta personagem também não me foi perceptível), um suposto cientista que já tinha publicado artigos em revistas científicas. Reúniram várias pessoas num encontro clínico e disseram-lhes que fizessem dieta. Em seguida, publicaram os resultados reais em forma de estatísticas. 

O objectivo era averiguar quantos jornalistas partilhavam o artigo. Para o efeito conceberam uma página na Internet de um instituto de saúde tão falso como o resto, usando títulos apelativos e ignorando o número de participantes.

Rapidamente a informação começou a ser espalhada por vários sítios informativos alemães para depois ser traduzida em vários idiomas, difundindo-se assim pelo mundo. 

Os jornalistas não se preocuparam em saber quem era John/Jon nem em pesquisar sobre o instituto ou em perguntar quantos participantes fizeram parte da investigação. Quando a meta foi atingida, Peter e Diana revelaram os segredos da experiência, afirmando que não era de chocolate que falavam, mas de como a comunicação social é preguiçosa e infiel aos seus princípios de modo a conseguir lucro.

O conteúdo desta publicação vem reforçar a ideia que transmiti em "Eu Duvido!". Sempre que lemos um artigo, devemos vestir o papel de jornalistas e tentar informarmo-nos sobre o que lemos ou ouvimos, não vamos nós pisar uma grande mina de mentiras.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=vuMihDsOzEw

 

 

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Estatísticas Detalhadas

UA-77383280-1

Arca

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Subscrever por correio electrónico

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.