As Batatas Fritas de Pacote São Obra de um Cozinheiro Zangado
George Crum, um cozinheiro que em 1853 trabalhava numa estância de férias em Saratoga Springs, em Nova Iorque, um dia recebeu uma queixa de um cliente acerca da preparação das suas batatas. Segundo este, estavam demasiado grossas e gordurentas.
Crum enfureceu-se e para se vingar, foi à cozinha para fazer outra dose. No entanto, desta vez cortou as batatas cruas em rodelas muito finas, fritou-as e deu-lhes um banho de sal. Na sua ideia, estava garantido que o cliente se iria arrepender à séria.
Mas enganou-se redondamente! O homem adorou a nova versão e até aconselhou o cozinheiro a abrir um restaurante cuja especialidade era o novo tipo de batatas fritas. Crum assim o fez. As pessoas faziam filas sem fim à vista para conseguirem um lugar.
À volta de setenta anos mais tarde, alguém descobriu uma maneira de empacotar a iguaria. Earl Wise trabalhava numa mercearia na Pensilvânia e reparou que as suas batatas já não iriam durar muito, portanto, fritou-as em rodelas finas e vendeu-as em sacos de papel. Os clientes deliraram!
Quando em 1925 foi inventada a máquina de descacar batatas, Wise ficou radiante, pois já podia fazer imensas batatas fritas. Rondando 1930, começou a vendê-las em pacotes de papel celofane, que era mais resistente. A Wise foi a primeira marca de batatas fritas de pacote.
Fonte: Colecção Facto ou Ficção? - Será que as Batatas Fritas Foram Inventadas por um Cozinheiro Zangado? E Outras Perguntas sobre Comida