A Minha Ideia da Felicidade
Actualmente, a tendência do mundo é a urbanização, porém, será que é mesmo a melhor solução? O crescimento da população nas cidades conduz-nos à necessidade de haver mais serviços, ao haver mais serviços, há mais empresas e ao haver mais empresas, há mais riqueza.
A mesma só gera a vontade de se ser ainda mais rico, acontecimento que tem de ser impedido. Não só porque estamos a adoecer a Terra, mas também, porque para o dinheiro estar em grande quantidade num sítio, tem de faltar noutro ao mesmo nível.
Infelizmente, os direitos humanos são infringidos através da exploração e da carência de condições de vida decentes. A grande questão a considerar é: o que é que nós, simples cidadãos, podemos fazer para mudar a situação?
Creio que podíamos começar por nem sequer ambicionar ser ricos. Com isto não pretendo que não tenhamos os nossos luxos, mas a riqueza é um excesso e o excesso é negativo. Há pessoas que simplesmente têm demasiado. Sim, algumas ajudam as mais carenciadas, contudo, isso não erradica o problema.
Podíamos não comprar tantos telemóveis. Se um modelo mais antigo ainda funciona, por que haveremos de querer o que saiu só no dia anterior? O objectivo de tais aparelhos electrónicos não é apenas comunicar? Já para não falar das intermináveis lixeiras que se fazem.
Lembrem-se de que foi o consumo exorbitante que nos levou a esta crise, a do imobiliário. Os bancos emprestavam crédito às pessoas para elas comprarem, comprarem, comprarem. Como se diz: mais vale um pássaro na mão do que dois a voar.
Na minha óptica, eu só serei completamente feliz quando toda a gente viver acima da linha que nos separa dos animais irracionais. Eu não acredito em utopias, tudo é possível. Há uns quantos séculos atrás, toda a gente nos mandaria dar uma volta ao bilhar grande se lhe disséssemos que os grupos privilegiados iriam acabar e que haveria uma melhoria social. Só temos de dar tempo ao tempo.
Este texto é dirigido a todas as faixas etárias, contudo, peço especial atenção da juventude. Nós somos o futuro da humanidade, temos nas mãos a oportunidade de trabalhar em equipa para finalmente concebermos o mundo magnífico com que toda a gente sonha desde o início da História da civilização. Pessoal, a verdadeira felicidade é a colectiva! Façamos todas as bocas do mundo sorrir.